quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Tchurias Carsulínicas

Tchurias Carsulínicas

Tchuria, segundo Carsulina, é uma espricância que havéra de sê quando o acunticido ainda não foi, mas causo teje sendo, determina como será.  E ela tem várias. Fisiologia, astronomia, e historia são seus assuntos preferidos. Eis algumas delas.

Relação entre a fome e a tontura.

O que acontecem filho, quando o pessoa sente aquele vazio nas idéia, a tonturinha, causada pela fome é que o istâmo é ancim como uma várvola, um fole daqueles de assoprá o fogo na ferraria. Vosmecê mexe nele e ele chupa o ar se enchendo pra despois expelir de vorta. Do memo acontece quando o istâmo da peçoa tá vazio. Ele chupa o ar que tem nas manguerinha que levam inté nos miolo, que devem ser chamados de célebro. Pous então, o istâmo forma um vácuo e chupa o célebro pra baixo, e a a peçoa fica sem célebro, mentecapta, e tudo devorteia. Então, quando se alimenta, a bóia vai empurrando tudo de vorta e em poucas horas tudo vorta a foncioná dereito.
O que se deve tomar coidado, filho, é não esperar demais, pois daí o célebro passa do istâmo pro disintistino e se mistura com o contchúdo, e despois quando vorta pra cabeça, não se sabe mais o que vortou. Daí isso esprica munto bem as cousas que fazem, por inzempro, os político. Ficam muntas hora matutando e esquecem de se alementar. Daí...

Nenhum comentário:

Postar um comentário